top of page

Vício em Redes Sociais e seus Impactos no dia-a-dia

  • Foto do escritor: Paulo Alexandre
    Paulo Alexandre
  • 30 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Como você usa as suas redes sociais?


Aproveita o intervalo do almoço para checar as novas postagens ou precisa atualizar a timeline várias vezes durante o dia? Ao sair com os amigos, consegue se desconectar da internet e aproveitar o momento ou não deixa o smartphone de lado nem por um minuto?


Se você ainda não se fez estas perguntas, agora é um bom momento.


Algumas vezes o uso de sites como Facebook e Twitter é tão intenso que começa a atrapalhar o dia a dia da pessoa, comprometendo a produtividade no trabalho e o convívio social, por exemplo. Nesse caso, são grandes as possibilidades de a pessoa estar viciada no uso de mídias sociais.


Imagine esta situação: uma mesa de restaurante onde alguns amigos estão sentados, mas apensas alguns deles conversam entre si.

Os outros estão focando a atenção nos celulares. Tão comum que você provavelmente já presenciou várias vezes cenas como esta.


Agora imagine uma segunda situação: um sofá grande e espaçoso onde um casal, após um longo e cansativo dia de trabalho, sentam para descansar e se distrair.

Mas, ao invés de compartilharem do filme que está passando na TV, conversarem sobre seu dia ou mesmo trocarem carinhos, cada um cuida e alimenta suas redes sociais com o celular ou computador nas mãos.


Acha estranho? Mas é mais comum do que parece, e problemas como esse estão cada vez mais enfraquecendo relacionamentos.


Como as redes sociais comprometem relacionamentos


Você pode achar um exagero, mas o que realmente acontece é que o vício, ou em alguns casos a dependência em estar conectado nas redes sociais, pode afetar e muito relacionamentos amorosos. Os motivos são bem comuns: ciúmes, insegurança, insatisfação, afastamento, entre outros.


Enquanto o casal passa o tempo desfrutando da vida virtual, o relacionamento da vida real deixa de ser alimentado. Durante refeições, momentos de lazer, antes de dormir e em tantas outras situações do dia a dia, praticamente já não existe diálogo.

Desta forma, a distância entre os dois aumenta cada vez mais, podendo levar a um ponto que pode se tornar irreversível.


Este é um assunto sério, cada vez mais comentado por psicólogos e profissionais que cuidam da saúde mental.


Assim como o vício em drogas e em bebidas alcoólicas, a necessidade de estar conectado nas mídias sociais durante a maior parte do dia também pode causar danos emocionais e requer tratamento.


Este é um vício que reflete inclusive na saúde física: tremedeira, taquicardia, danos na postura e distúrbios alimentares podem ser algumas das consequências.

Mas como saber se você, ou um amigo, estão viciados? Alguns dos sinais aparentes deste vício podem incluir:

  • Falta de interesse em atividades fora da vida online;

  • Uso prolongado de computadores e smartphones;

  • Sensação de angústia sempre que a pessoa precisa ficar desconectada;

  • Impressão de que determinada experiência não está completa até que seja postada na rede;

Além disso, é comum que pessoas viciadas deixem de fazer tarefas para passar mais tempo nas mídias e apresentem sintomas de abstinência quando afastadas da rede.


Como não deixar que as redes sociais atrapalhem seu relacionamento e convívios sociais.


Clique no link abaixo e saiba mais...


Comentários


bottom of page