top of page

Trabalho remoto é o caminho do futuro?

  • Foto do escritor: Paulo Alexandre
    Paulo Alexandre
  • 24 de jun. de 2020
  • 1 min de leitura

O novo coronavírus forçou empresas de todos os portes e segmentos a reinventar seus negócios. Uma das principais mudanças, inclusive, foi no próprio funcionamento delas. De repente, o trabalho remoto — incluindo aí a modalidade home office — deixou de ser um diferencial e se tornou uma urgência para as organizações.

Mas o que acontecerá com essa experiência de trabalhar remotamente depois da pandemia? As empresas voltarão ao modelo antigo ou o trabalho remoto é de fato o caminho do futuro? Confira as respostas a seguir.


O que é trabalho remoto? O que é home office?

Antes de tudo, é importante destacar que trabalho remoto e home office não são sinônimos. Embora ambos os conceitos se refiram a pessoas que trabalham fora de um escritório da empresa, são duas definições diferentes.

  • Trabalho remoto ou teletrabalho: são atividades não presenciais no escritório de uma empresa. São exemplos de trabalhadores remotos aqueles executam tarefas de campo na maior parte do tempo, como vendedores viajantes, ou até mesmo autônomos que preferem trabalhar em um coworking em vez do próprio lar.

  • Home office: é uma modalidade do trabalho remoto em que a casa é o escritório. Em um contexto de quarentena ou distanciamento social, ganhou relevância devido à impossibilidade de os trabalhadores usarem espaços públicos para realizar suas tarefas.

Para aquelas profissões que exercem atividades de campo, pouco ou nada mudará depois que a pandemia for controlada. Nosso interesse aqui é entender o futuro do trabalho remoto para os profissionais em home office e para os que prefiram, porventura, atuar em um ambiente compartilhado, mas ainda longe dos escritórios.


Saiba mais...


Foto:

O home office é uma das modalidades do trabalho remoto. (Foto via Pexels)


Comentários


bottom of page