IR 2021: individual, coletivo, do dependente... Como declarar planos de saúde
- Paulo Alexandre

- 22 de abr. de 2021
- 1 min de leitura
Para conseguir deduzir os valores pagos, é preciso optar pelo modelo completo de declaração do IRRF 2021.
Para quem tem plano de saúde , optar pela declaração completa do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) pode ser uma boa saída para conseguir diminuir o imposto a pagar ou até mesmo garantir uma restituição, já que os planos de saúde são despesas dedutíveis, como quaisquer outros gastos com saúde.
Neste ano, a declaração do Imposto de Renda deve conter as informações sobre os gastos com saúde no ano anterior, 2020. Fabian Rocha, diretor Jurídico do Qsaúde, operadora de planos de saúde individuais com atuação na capital paulista, lembra que é importante entender como declarar cada modalidade para evitar cair na malha fina. Nem todo plano de saúde é declarado da mesma forma!
"O plano empresarial é, normalmente, um benefício concedido aos funcionários. Portanto, se a empresa arca com todo o custo, o contribuinte não poderá fazer deduções. Já o plano de saúde individual, que é aquele contratado diretamente por uma pessoa física com uma operadora, as deduções devem ficar restritas aos pagamentos efetuados pelo contribuinte em relação ao seu próprio plano de saúde e de seus dependentes", diz o diretor jurídico do Qsaúde.

Agência Brasil / Fonte IG






Comentários